quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

PENSAMENTO CRÍTICO NA WEB


Fonte: Arquivo Pessoal


internet trouxe para a educação uma infinidade de possibilidades de acesso à informação, a qualquer hora e lugar. As linguagens oral e escrita deixaram de ser as únicas formas de desenvolver habilidades e competências necessárias ao mundo do trabalho e relações sociais. Assim, estudantes e professores tem o desafio de lidar com essa nova realidade de forma responsável, sem se deixar levar por informações tendenciosas ou inverídicas. Hoje, o autoaprendizado permanente, cooperação na busca de novos conhecimentos e o suporte tecnológico para o acesso à informação, parecem resultar em consequências decisivas para antever a evolução dos processos educativos. Para dar conta dessa nova realidade, a escola figura como um dos grandes colaboradores para formação de um sujeito crítico, reflexivo e em constante aprendizado.

Apesar do aumento dos recursos de acesso a informação, o desenvolvimento do pensamento crítico ainda continua sendo uma das principais dificuldades enfrentadas para garantir ao estudante um acesso consciente e de qualidade a infinidade de conteúdos disponível na web. Segundo Giannasi e Berbel (1998), o pensamento crítico envolve análise de premissas, argumentos e evidências encontradas no mundo compartilhado de nossas experiências. Não é independente do contexto e do conteúdo.  É um processo de dar sentido a experiências externas através de análises das questões e informações (processo cognitivo interno).

Para Vale e Abranches (2010), uma pesquisa na web envolve a análise dos dados e informações coletadas, para assim, formar um juízo sobre o objeto de pesquisa de forma reflexiva planejada e questionadora. Uma forma de provocar esse trabalho crítico nas escolas é conhecer o que os jovens gostariam de ver na web no futuro e formar grupos diferentes de trabalho colaborativo de acordo com seus interesses e aptidões naturais. Cada ambiente de escolar encontrará seu caminho de pesquisa fazendo seus ajustes ao longo da experiência de pesquisa crítica.

Outro fato que reforça a necessidade de desenvolvimento do pensamento crítico são as intenções subentendidas nos vários recursos midiáticos utilizados. Segundo Figueiredo (2016), o resultado das buscas de informações na web não é despro­vido de intencionalidades, mas é, sobretudo, tendencioso e possui encaminhamentos que não são observados de imediato pelo usuário.

A percepção de alguns objetivos obscuros por trás das redes sociais e dos motores de busca, mostra a importância no uso de uma competência crítica em informação. Cria condições para análise e desenvolvimento de algumas habilidades que realmente podem ser úteis para um usuário que deseja fazer buscas de informação em ambiente on-line.

Do ponto de vista social, para Bezerra (2015), o pensamento crítico dos usuários da web é uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade livre e democrática, na qual os indivíduos possam fazer escolhas mais conscientes que ampliem a autonomia do curso de suas vidas.

O pensamento crítico vai desde saber como usar os computadores e acessar a informação até a reflexão crítica sobre a natureza da informação em si, sua infraestrutura técnica, contexto e impacto social, cultural e filosófico, o que permite uma percepção mais abrangente de como a vida das pessoas são moldadas pela informação que recebem cotidianamente.

Assim, na era da internet e da sociedade da informação o desenvolvimento do pensamento crítico figura como uma habilidade de grande utilidade para quem está sendo exposto a um turbilhão de informações, diariamente. Na web circulam todos os tipos de informações. São comuns informações de fontes não muito fidedignas, incompletas e até mesmo obsoletas. Assim a escola assume a responsabilidade de conduzir a formação do usuário na web de forma mais consciente e crítica possível, com o intuito de formação de cidadãos ativos e capazes de decidir o que fará parte em seu rol de conhecimentos basilares.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Bezerra, A. C. (2015). Vigilância e Filtragem de Conteúdo nas Redes Digitais: Desafios para a Competência Crítica em Informação. XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI ENANCIB). Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/923/1/2716-6796-1-PB.pdf. Acessado em: 21 de Janeiro de 2022.

Figueiredo, M. F. (2016). Ferramentas no Julgamento Avaliativo em Ambiente Web para buscas com vistas ao Desenvolvimento de Competência Crítica em Informação. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, julho/dez. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/viewFile/99/7152. Acessado em: 21 de Janeiro de 2022.

Giannasi, M. J. &  Berbel, N. A. N. (1998). Metodologia da Problematização como Alternativa para o Desenvolvimento do Pensamento Crítico em Cursos de Educação Continuada e à Distância. Informação & Informação, v. 3, n. 2. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/43001. Acessado em: 21 de Janeiro de 2022.

 Valle, L. H. C.  N.  & Abranches, S. (2010). Pensamento Crítico na Web: Trajetórias da Pesquisa Escolar. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação NEHTE/UFPE. Disponível em: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Lucia-Helena-Cavalcanti-Valle.pdf. Acessado em: 21 de Janeiro de 2022.

 


9 comentários:

  1. Ótima profissional, dedicada e ama oque faz.

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  2. Profissional dedicada, sempre em busca de atualização para aprimorar suas atividades.

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  3. A internet traz vários recursos pedagógicos, mas também uma série de desafios para a escola.

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  4. A web tem suas vantagens e desvantagens, por isso o desenvolvimento do pensamento crítico é tão importante.

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  5. Com o avanço tecnológico e a facilidade ao acesso do espaço virtual, tem se tornado comum a propagação das notícias falsas, ou denominamente chamadas: fakenews. Dessa maneira, é de suma importância que o indivíduo saiba distinguir notícias verídicas das inverídicas. O senso crítico construído por meio das experiências de vida ou do conhecimento acadêmico auxiliará na interpretação e no modo de uso da Internet. Logo, a profissional em questão aborda o tema sob uma nova perspectiva e de maneira responsável, para que possamos compreender e refletir sobre o assunto.

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  6. Excelente profissional e dedicada; com uma enorme bagagem acadêmica.

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  7. Excelente texto!!tema importante que precisa ser divulgado.Você como sempre muito assertiva com as palavras.👏🏽👏🏽

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